Definição

Estrabismo é a doença onde os olhos perdem o seu alinhamento correto.

O estrabismo pode se apresentar no indivíduo desde seu nascimento por fatores genéticos. Mas também pode ser adquirido ao longo da vida, causado por outras doenças físicas (diabetes, doenças neurológicas); por problemas de visão, como hipermetropia em um grau elevado, perda da visão de um dos olhos; e traumatismos na cabeça e região orbitária ocorridos em acidentes.

Bebês com menos de quatro meses de idade podem apresentar um pequeno desvio nos olhos, por imaturidade nos sistemas visual e cortical, em que há uma incapacidade de coordenação dos movimentos oculares nas primeiras semanas de vida. A existência de qualquer desvio ocular após essa idade ou o aparecimento de grandes desvios ao nascimento não são fisiológicos, ou seja, são anormais. Portanto, a criança deve ser encaminhada para exame oftalmológico.

Pessoas que desenvolvem estrabismo em fases avançadas da vida têm, como principal sintoma (além do desvio aparente), a diplopia, comumente conhecida como visão dupla, quando se enxerga os objetos em dobro. A importância de detectar o estrabismo não é somente uma questão estética. Estrabismo pode levar à perda da visão de um dos olhos (por ambliopia).

Tipos de Estrabismo

Quando o olho é voltado para dentro, ou seja, para o nariz, é chamado de estrabismo convergente ou esotropia.

Quando o olho é voltado para fora, ou seja, para a orelha, é chamado de estrabismo divergente ou exotropia.

Quando o olho é voltado para cima, para testa, ou para baixo, para o lado das bochechas, é chamado de estrabismo vertical – respectivamente hipertropia e hipotropia.

Pode haver combinações entre estes, sendo o estrabismo horizontal e vertical ao mesmo tempo. Por exemplo, o olho desviar para cima e também em direção ao nariz.

Dentre estes tipos, podemos também observar:

Alternante: quando o desvio alterna-se de um olho para o outro (ora o direito, ora o esquerdo).
Intermitente: quando há variação de alinhamento e desvio (ora com desvio, ora sem desvio), ocorrendo com mais frequência nos estrábicos divergentes.

Tratamento

Quanto mais cedo for identificado o estrabismo mais fácil se torna seu tratamento.

O uso dos óculos em alguns casos é o suficiente para corrigir o desvio.

A Toxina Botulínica produzida por uma bactéria (bacilo Clostridium botulinum) é uma neurotoxina que bloqueia a chegada dos impulsos nervosos ao músculo. Assim, quando é aplicada no músculo extrínseco ocular promove uma paralisia e consequente alinhamento do olho.

Para outros casos há a cirurgia de correção, onde é feito um pequeno corte na conjuntiva que envolve o olho para alcançar o músculo responsável pelo movimento do olho e, assim, corrigir o seu posicionamento.

Compartilhe:

Acesse a área do associado

Acessar agora

Entre em contato

Logo CBE
R. Casa do Ator, 1117 - Conjunto 21 - Vila Olímpia
São Paulo - SP, 04546-004