Parecer Técnico-Científico e Jurídico sobre o Teste Ortóptico como exame autônomo
Saiba maisO Conselho Brasileiro de Oftalmologia emitiu uma nota técnica em conjunto com as Sociedades de Oftalmologia Pediátrica e de Estrabismo, com o objetivo de apresentar evidências científicas sobre tratamentos de transtornos visuais em crianças.
Saiba maisAprender a examinar e tratar casos de estrabismo pode ser um processo muito desafiador. Uma das consequências disso é a escassez em especialistas em estrabismo, que afeta o atendimento à população de todo o país. E por isso é tão importante trabalharmos esse assunto desde o ensino nas residências de Oftalmologia.
Saiba maisO estrabismo pode se apresentar no indivíduo desde seu nascimento por fatores genéticos. Mas, também pode ser adquirido ao longo da vida sendo causado por outras doenças físicas, (diabetes, doenças neurológicas), por problemas de visão, como hipermetropia em um grau elevado e traumatismos na cabeça ocorridos em acidentes.
Saiba maisAmbliopia, ou “olho preguiçoso” como também é conhecida, é uma falha no processo de desenvolvimento da acuidade visual, por falta de estímulo adequado ou por estímulo anormal ou insuficiente durante os primeiros seis anos de vida (período crítico do desenvolvimento visual). Ela é detectada pela diminuição da acuidade visual, pela perda da função de sensibilidade ao contraste e pela dificuldade de localização e distorção espaciais.
Saiba mais99% dos casos de estrabismo diagnosticados na infância tem sucesso no tratamento da correção.
Saiba mais